terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OBESIDADE EM CÃES E GATOS

Obesidade em cães e gatos: quais os riscos?


As gordurinhas que aparecem nos animais de estimação muitas vezes não significam que eles estejam fortes e saudáveis, mas sim podem revelar excesso de peso e ser considerado animais obesos.Assim como acontece conosco, a obesidade em animais também é considerada uma doença, pois causa diversos problemas à saúde dos pets como hipertensão arterial, diabetes, dificuldades locomotoras, disfunções cardíacas e respiratórias, entre outros.O excesso de peso se não controlado poderá levar o animal a óbito, e cabe aos proprietários a responsabilidade de manter o seu companheiro pet em forma, e para isso valem algumas dicas:
* Brinque e caminhe diariamente com o seu cão pelo menos por trinta minutos, independentemente da raça ou porte.
* Quanto aos gatos estimule-os também a queimar as gordurinhas brincando com os arranhadores e brinquedos.
* Ofereça uma ração de boa qualidade e na quantidade recomendada pelo médico veterinário. Petiscos (biscoitos) são permitidos porém nunca em excesso e não devem ser fornecidos para substituir a ração.
Se optar por refeições caseiras procure informar-se com o médico veterinário sobre quais alimentos deve usar para fazer a refeição e a quantidade adequada.
Lembre-se: não acostume seu animal a ficar ao redor da mesa enquanto a família faz suas refeições, assim ele não se sentirá estimulado com o cheiro diferente dos alimentos, e não terá a oportunidade de pegar a sobra que por descuido pode cair dos pratos, aquele pedacinho de carne, pizza ou bolo podem causar sérios danos aos animais de estimação.
E não se esqueça, procure o profissional médico veterinário e discuta com ele tudo o que pode e deve ser feito para que o seu animal mantenha-se forte e saudável, porém sem excesso de peso.

Escrito por Dra. Eliane de Carvalho Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário